sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

A hora do espanto - é agora?




      Assisti a um vídeo essa semana que me perturbou a ponta dos dedos, porque nele havia algo muito grave: crianças sem... imaginação! De tudo que considero estranho e assustador nos tempos modernos, a medalha de ouro vai pra gurizada que não cria muito, não vê nada além do óbvio.
      É um vídeo feito pelo elenco de certo programa de humor dominical de TV aberta e nele um papai noel oferece coisas simples, que não lembram em nada o presente que elas pediram. Ou quase isso. Certa menina havia pedido um tablet, mas ganhou uma linda caixa de isopor com tampa. Pronto, chegamos ao absurdo. Não é por nada, mas com a tampa do isopor, ela já tinha, a meu ver, um belíssimo aparelho na mão, um modelo fantástico de tablet, um que ainda nem inventaram , capaz de comunicar-se com outros planetas, seria útil pras viagens espaciais dos meninos – se é que os meninos de hoje ainda vão pro espaço; meninas podem ser executivas muito mais eficientes, usando tal tecnologia, não é isso? Estou errado? Só eu vejo que, pra uma criança, uma tampa de isopor serviria perfeitamente pra começar uma brincadeira muito divertida?  Alguém lembra da artista que contava histórias com objetos comuns num canal educativo? Bia Bedran? Ela cantava umas cantigas, tem no youtube. Lembraram? Ora, mostre ao seu pequeno. É ótimo! Até adulto se diverte. Duvidam? Experimentem.
       Sim, tenho amigos (muitos) que questionam esse tipo de programa ser 'idiota', que 'deixa a criança boba', mas criança tem que ser o quê, gente? Sensual? Furtiva? Pra sair desse preconceito tolo, basta voltar no tempo até quando você confundia palavras parecidas, ou quando você acreditava que tinha um(a) namorad(a) adulto(a). Lembra disso? Falando em namoro, é verdade que no atual momento da história, sabemos que infelizmente há muito perigo rondando os berços e camas que cuidamos, está tudo claro agora. A vantagem que se tira desse suspense, pai,mãe ( enfim, quem todos que hoje educam uma criança) é que agora todo mundo sabe um ponto sério pra ensinar aos pequenos a confiança e a obediência aos pais. "Filho(a), não quero você no colo do titio. Ele está se divertindo (bebendo, por exemplo). Vá brincar ali"; ‘Filha, você ainda é muito pequena pra usar isso!” E deixa chorar, faz bem pros olhos.
       Criança é inocente mesmo, é o lógico. Cabe ao adulto ser cauteloso, informativo, provedor e seguro. Tenho 2 sobrinhos emprestados. Um casal lindo. Aos poucos e tateando a autorização dos pais (que são os donos da palavra final), dedico algum tempo, disposição e PACIÊNCIA na interação com a dupla. Fico lembrando e tentando copiar meu pai, que mesmo estudando, trabalhando, sempre que podia, coloria revistas, assistia Bozo e Mara comigo e minha vizinha de mesma idade; e sempre se interessava muito quando estava diante de alguma coisa que eu montava com palitos de picolé. Grande homem. Esse teve paciência de sobra, e por que não ter? "Fi-lo porque qui-lo", não é isso? O resultado desse investimento de tempo, boa-vontade e amor, é que sou o tipo de pessoa que imagina com liberdade, sem reservas. Imagino imagens e depois desenho, Imagino melodias e enyão componho ao violão; imagino palavras que, ordenadas muitas vezes tocam os corações daqueles que as recebem pacificamente. Imagino que há algo bom  no caminho certo e sigo em frente. Imagino que, se estou errado, minhas desculpas podem tornar tudo muito mais suportável e aí tento consertar. Imagino surpresas pro meu amor, e aí planejo e ponho em ação. Não se pode viver sem imaginar, pergunte aos engenheiros, arquitetos, vendedores, atores, professores, inventores, produtores e a todos os ores que encontrar.  O novo me interessa e o “impossível” geralmente faz algum esforço pra me ganhar na queda de braço. Isso faz da vida uma delícia que recomendo a todos, certo pais? Entenderam o recado? Estimular a imaginação faz bem. Criança ‘boba’ tem talento e... 'jenessequá' (dá-lhe, Veríssimo!) pra se tornar adulto feliz. Assim penso eu...

Um comentário:

  1. Rodrigo
    bem legal seu pressuposto de escrever e pensar estes assuntos. Acho tudo isso muito assunto pra muitas conversações.
    Nem tudo é imaginação como sendo o grande alaido para desenvolvimentos...falei mt disso pra vc neh?
    parabens, bela vista na varanda.

    ResponderExcluir